quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Resumo da Assembleia 17 dezembro 2011

A Assembleia Popular do Porto, realizada a 17 de Dezembro de 2011, teve lugar na CasaViva, situada na praça marquês de pombal, 167, e começou pelas 15h. Começou-se a discussão em grande grupo, seguidamente constituíram-se pequenos grupos de trabalho e numa fase final reunimos, novamente, em grande grupo. Durante a assembleia discutiram-se os seguintes assuntos:

  1. Gestão do blog, email e facebook
Tendo em conta a importância de rotatividade na realização das tarefas, bem como a responsabilização e a participação de todos/as redistribuíram-se as funções de gestão do blog, do email e do facebook da APP.


  1. Proposta de Encontro nacional
Nas Assembleias Populares de Coimbra surgiu a proposta de um Encontro Nacional dos vários movimentos que recentemente têm vindo a surgir, em Portugal. A data proposta para o encontro nacional é 14 de Janeiro de 2012 em Coimbra. Foi consensual a participação da APP neste encontro, bem como a realização da viagem em grupo e de transportes públicos. Os pormenores desta viagem serão devidamente combinados em assembleias posteriores.


  1. Jornal de Boas Notícias
Propôs-se a elaboração de um Jornal de Boas Notícias, com o objetivo de alertar consciências e quebrar mitos através da publicação de notícias, que representem uma alternativa contrária às tendências destrutivas das medidas políticas, que têm vindo a ser tomadas pelos sucessivos governos. Pretende-se um jornal com sentido de humor, que seja positivo e que simultaneamente demonstre que é possível uma sociedade mais justa e igualitária, e que o sofrimento social é evitável.
Em termos de organização do jornal propôs-se a existência de 4 seções: Esperança (notícias que ainda que não reais, possíveis e ideologicamente defensoras de princípios inerentes a movimentos como a APP); Boas práticas (exemplos concretos de lugares, situações, etc… onde a preocupação pelo bem-estar social é maior que a preocupação pelo sistema capitalista); Assembleia Popular do Porto (espaço reservado ao posicionamento crítico e concreto da APP, bem como à divulgação das suas ações); Opinião e cartas de leitores/as.
Cabe ao grupo de trabalho organizar cada edição do jornal, sendo que não se assume o jornal como jornal da APP, ainda que uma das suas seções seja destinada a divulgar a APP, seus posicionamentos e ações. As notícias a divulgar nesta seção devem ser propostas e decididas em assembleia.  
O jornal terá uma periodicidade quinzenal e será divulgado de forma digital e, sempre que possível, em formato papel.


  1.  Manifestação 22 de Dezembro
A APP aceitou a proposta de um dos seus membros para nos juntarmos à luta dos sindicatos contra o fim dos passes sociais e o aumento do preço dos transportes. O encontro é na próxima quinta-feira na paragem de metro do Bolhão às 15horas. A APP estará presente para mostrar o seu apoio a esta manifestação e simultaneamente divulgar o boicote aos transportes (através da distribuição de panfletos).


  1. Boicote aos transportes
Começou-se por fazer um breve resumo do ponto de situação relativamente ao boicote aos transportes, que terá início em Janeiro de 2012. Depois de alguma discussão relacionada com a necessidade de alguma prudência por parte da APP no apoio e concretização de um boicote deste tipo discutiu-se, novamente, o posicionamento da APP no boicote. No final da assembleia o panfleto e o texto de divulgação do boicote foi aprovado por todos/as. Combinou-se estratégias concretas de divulgação e sensibilização para o boicote, entre elas a criação de um blog explicativo de toda ação.  

  1. Proposta de ação: 31 de Dezembro.
Porque é importante aproveitar a grande concentração de pessoas que algumas datas festivas possibilitam, foi proposto organizar um ação para a passagem de ano, nos Aliados. Esta ação pretende divulgar e sensibilizar para o boicote aos transportes, mas não só, tendo portanto um cariz de sensibilização abrangente das muitas lutas sociais que os tempos atuais nos exigem. Algumas ideias foram propostas: batucada, utilização de balões, fitas, máscaras, etc. Reconheceu-se a necessidade de continuar a trabalhar nesta proposta, pelo que se propôs discuti-la novamente na próxima assembleia.

  1. Próxima Assembleia
Tendo em conta a dificuldade em realizar-se às próximas assembleias no dia/horário normal (dado a especificidade festiva das datas em questão - 24 e 31 de Dezembro) marcou-se a próxima reunião para terça-feira, dia 20 de Dezembro, na CasaViva, pelas 21horas

Sem comentários:

Publicar um comentário